ESPIGA PINTO and Ballet // ESPIGA Pinto e o Bailado

ESPIGA Pinto’s involvement in Ballet – as stage and set designer in the 1970s and 1980s – took place alongside renowned choreographer Carlos Trincheiras in both the Gulbenkian Ballet Company – led by Milko Sparemblek and Jorge Salavisa – and then Portugal’s National Ballet Company.

//

O envolvimento de ESPIGA Pinto no Ballet em Portugal – como cenógrafo e criador de figurinos durante os anos 1970 e 1980 – deu-se ao lado do incontornável coreógrafo Carlos Trincheiras, quer na Companhia de Bailado Gulbenkian – dirigida por Milko Sparemblek e Jorge Salavisa – quer na Companhia Nacional de Bailado.

DULCINEIA – 1971
by Gulbenkian Ballet Company // Ballet Gulbenkian
Set design // Cenografia
Costume design and projections // Figurinos e projeções

São Paulo Biennial Award, 1973 // Prémio Bienal de São Paulo, 1973

INTER-RUPTO – 1973
by Gulbenkian Ballet Company // Ballet Gulbenkian
Set design // Cenografia
Costume design // Figurinos

Photo/Foto IG: Teatro Guaíra, Curitiba. Brasil.

LAMENTOS – 1975
by Gulbenkian Ballet Company // Ballet Gulbenkian
Set design // Cenografia
Costume design // Figurinos

CONCERTINO – 1977
by Gulbenkian Ballet Company // Ballet Gulbenkian
Set design // Cenografia
Costume design // Figurinos

Stage design sketch for the ballet CONCERTINO, 1977 (Gulbenkian Ballet Company) // Estudo para cenário do bailado CONCERTINO, 1977 (Ballet Gulbenkian), 1977

White gouache on black cardboard. 28.5 x 50 cm // Guache branco sobre cartolina preta.
The Gulbenkian Foundation, Lisbon.

AO CREPUSCULO – 1977
by Gulbenkian Ballet Company // Ballet Gulbenkian
Set design // Cenografia
Costume design and projections // Figurinos e projeções

ENIGMAS – 1977
by Gulbenkian Ballet Company // Ballet Gulbenkian
Set design // Cenografia
Costume design // Figurinos

Stage design sketch for the ballet ENIGMAS, 1977 (Gulbenkian Ballet Company) // Estudo para cenário do bailado ENIGMAS, 1977 (Ballet Gulbenkian), 1977

Gouache, yellow crayon, felt pen and Indian ink on cardboard. 50 x 68 cm // Guache, lápis de cera amarelo, caneta de feltro e tinta da china sobre cartolina

The Gulbenkian Foundation, Lisbon.

DA VIDA E DA MORTE DE UMA MULHER SÓ – 1980
by Gulbenkian Ballet Company // Ballet Gulbenkian
Set design // Cenografia
Costume design // Figurinos

White gouache on cardboard // Guache branco s/ cartolina preta
The Gulbenkian Foundation, Lisbon

VARIAÇÕES DE PAGANNINI – 1988
by Portugal’s National Ballet Company // Companhia Nacional de Bailado
Set design // Cenografia
Costume design // Figurinos

Music: // Música: Andrew Lloyd Webber

Source/Fonte: Memória da Saudade, António Manuel Coelho Laginha – Tese de Doutoramento (U. Coimbra) – Março 2014


Posted

in

Top